RJ e a cerveja

O Rio de Janeiro foi o berço da cultura cervejeira no Brasil ainda no período colonial, mais precisamente a Serra Fluminense, onde se instalou a família real portuguesa e sua corte. Conta-se que o Rei Dom João VI era um fã da bebida e com o desenvolvimento da região aparecem os primeiros apaixonados pela cerveja.

A história revela que foram os imigrantes europeus os responsáveis pelo início da grande tradição cervejeira na região, iniciada com a primeira cervejaria do Brasil, fundada por alemães na cidade de Petrópolis, em 1853.

Em Nova Friburgo, imigrantes da Alemanha influenciaram a produção artesanal da bebida. E em Teresópolis, a primeira indústria do município seria uma cervejaria fundada em 1912, por uma família de origem dinamarquesa.

Outra questão que favoreceu essa produção tão especial e diferenciada foi a qualidade e abundancia da água das montanhas do Rio de Janeiro, elogiada como matéria-prima desde os pioneiros da atividade cervejeira na região.

Agora essa cultura está ao alcance de todos na Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro, que consolidou a tradição bebida, paixão brasileira e mundial, unindo as belíssimas paisagens da Serra Verde Imperial.