A cervejaria artesanal Lumiarina, de Lumiar, distrito de Nova Friburgo, é a realização do sonho de dois amigos que decidiram transformar o lazer em negócio. Colocaram como objetivo fazer algo diferente de outras cervejarias e criaram um laboratório de ideias, que foram aplicadas em todas as etapa do projeto como, por exemplo, na utilização de paredes de isopor e na criação/montagem de vários equipamentos que utilizam.
Os amigos levaram a inovação para a área de degustação da cervejaria, onde aplicam o conceito de “Pague o Quanto Quiser”: o cliente prova as cervejas na área de degustação e decide, por conta própria, quanto pagar pela experiência.
“Perseguimos a qualidade e precisão no que estamos fazendo. Nossas cervejas estão gostosas demais. Iniciamos com quatro tipos, cada um com seu personagem homenageando quem em algum momento povoou esta região de Nova Friburgo: O índio como primeiro habitante, representado pelo IPAJÉ (uma deliciosa Rye IPA); a quilombola fugida das fazendas que se abrigou nas serras de Lumiar batizada de Luanda (Robust Porter); o morador da área rural descendente de suíços e alemães (este é o Cê Weiss, nossa Hefeweizen); e o ZEN (German Pilsner) que veio mais recentemente à procura de uma vida alternativa em contato com a natureza. Outros personagens ainda virão, falta homenagear o turco, o portuga, o rasta, entre outros”, explica Luiz Eduardo Enne, um dos sócios da Lumiarina. A cervejaria está terminando de formatar o modelo de reinvestimento de parte de seu lucro em projetos com a comunidade. O local possui seis fermentadores de 1000 litros, que serão utilizados de acordo com a evolução do modelo de negócios montado pelo sócios.
Instagraqm: Cervejaria Lumiarina