Não é segredo que a cultura cervejeira é um verdadeiro patrimônio nacional. Por esse motivo, as pessoas estão partindo da degustação para a produção de suas próprias cervejas, o que vem gerando um movimento de mercado bastante crescente no Brasil.
Por esse motivo, cada vez mais o marketing especializado nesse segmento vem sendo fator necessário e decisivo para a divulgação e consolidação de marca em meio a um verdadeiro “mar de estilos e rótulos”.
Segundo dados recentes, o brasileiro consome, em média, seis litros de cerveja no mês, o que coloca o país em 3º lugar no ranking mundial de consumo da bebida.
Ou seja, é um mercado em plena expansão. Por esse motivo, é imprescindível falar sobre o marketing voltado para esse setor, falando sobre divulgação de marca, estratégias de marketing e muito mais. Continua com a gente?
Cenário para o marketing cervejeiro?
A importância do marketing, em diversos segmentos, é incontestável. Empresários de todos os portes estão prestando cada vez mais antenção na comunicação com seus consumidores.
No processo de jornada de compra, o contato primário do consumidor é determinante para a relação, pois se a experiência gerar valor a possibilidade de fidelização aumenta consideravelmente. Além disso, clientes fidelizados colaboram diretamente na difusão da marca para outras pessoas.
Estratégias de marketing para cervejarias
Ao falar sobre marketing para cervejarias, temos algumas opções no que diz respeito à divulgação de uma marca ou um produto. Veja a seguir:
Foco no branding
Trabalhar o branding da sua marca, quer dizer gerenciar tudo aquilo que ela significa e o valor que agrega. No caso de uma cervejaria, quer dizer trabalhar os elementos de forma conjunta, para a que a mensagem a ser passada seja fluida e direta.
Ter bem definida a imagem que a marca quer passar e qual o seu público-alvo facilita no direcionamento e execução das suas ações de branding. Para ajudar nesse processo, você pode começar respondendo aos seguintes questionamentos:
- Qual imagem você quer transmitir?
- Quais são os diferenciais do seu produto?
- Quais são os valores que a marca pretende transmitir?
- Quem são os consumidores que você quer atingir?
- Quais experiências você quer oferecer ao seu público?
Essas perguntas vão ajudar a definir direcionamentos e valores para a marca, lembrando que o branding é uma ação a longo prazo que visa posicionamento.
Investir na identidade visual
Associado ao branding e ao valor agregado de marca, está a identidade visual. No que diz respeito a cervejas, esse é um ponto que merece 100% de atenção e cuidado.
Uma identidade visual compreende vários elementos que vão representar de forma visual a sua marca ou produto.
Para essa composição, é importante trabalhar em uma identidade visual que converse com os valores que a marca pretende transmitir, já que ela é uma materialização de conceitos abstratos em algo tátil.
No caso das cervejarias, esse trabalho fica bastante evidente nos rótulos, site ou redes sociais.
Um rótulo que diga tudo
Um rótulo pode parecer apenas um acessório numa garrafa de cerveja, mas, com toda certeza, subconscientemente, ele já influenciou sua decisão. Isso porque um rótulo que se destaca, recebe mais atenção do consumidor.
O rótulo é como uma coroa de uma cerveja artesanal que levou semanas e até mesmo meses para ser produzida e deve refletir toda a “alma” dela.
Entretanto, sua estratégia de marketing deve fazer parte desse processo criativo de forma consistente para sua obra de arte não fique somente em exposição, ou seja, para que você venda bem.
Elementos de composição como cores, tipografia, imagens e outras informações devem estar harmoniosas.
As redes sociais são grandes aliadas para as empresas iniciantes
Peça-chave nas estratégias de marketing digital, as mídias sociais são um “must have” para que você consolide sua presença digital e ganhe alcance, ou seja, conhecimento para sua marca.
Ter visibilidade online é fundamental, especialmente, para quem está começando e construir uma boa estratégia nas redes sociais é o primeiro passo.
Para os iniciantes, Facebook e Instagram fazem parte do roteiro básico: são de fácil utilização, permitem formatos diferentes de conteúdos e são as mais populares no Brasil.
Apesar de importantes, as redes sociais são somente uma parte do marketing digital, que é um conjunto de estratégias e formatos de conteúdos que podem ser compartilhados.
Se você levar em conta essas dicas, a estratégia de marketing para a sua cervejaria terá ainda mais chance de sucesso, já que você estará um passo a frente da grande maioria dos outros que ainda não adquiriram essa percepção.
Se você está iniciando suas atividades e precisa desse serviço, nós indicamos a Agência Convés, que é responsável por toda a comunicação e eventos da Rota Cervejeira. Com grande expertise nesse setor, com certeza a equipe pode te ajudar com o que você precisa!
Por Joanna Medeiros